Expecto Patronum RPG
22nd Agosto 2017, 07:56

Olá Convidado. Seja Bem Vindo(a) ao Expecto Patronum RPG!


Para ter acesso a outras áreas do Expecto Patronum RPG, é necessário se cadastrar.

Obrigado pela visita,
Bom RPG,


Att,
Aaron Rinehardt.


Onde a Magia é mais forte!
 
FAQInícioPortalMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dicas Para um Bom Post

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Aaron Rinehardt
Administradores
avatar

Mensagens : 246
Data de inscrição : 25/01/2010
Idade : 24
Localização : London - England

MensagemAssunto: Dicas Para um Bom Post   13th Abril 2010, 20:35

Dicas para um Bom Post


1. Gramática e Ortografia.

Esse é um ponto bem chato, e de certa forma um dos mais importantes. Textos com erros de acentuação e pontuação ficam confusos, o que pode desmotivar a leitura. O erro nesse quesito é o mais comum, e todos já cometeram ou ainda cometem (digo por mim mesmo, que várias vezes fiquei com preguiça de revisar o texto).

Vale lembrar que isso aqui não é uma crítica, é uma dica, okay?
Estamos aqui para discutir sugestões.

- Como melhorar?
Na minha opinião, o melhor jeito é revisar no Word. OK, eu sei que ele não deixa tudo perfeito, mas já ajuda muito. Sei que às vezes temos preguiça de revisar o texto, ou não temos tempo, é muito natural, mas quando estivermos mais livres, podemos ir lá em editar e fazer esses ajustes, não é mesmo? Outro método que eu não gosto muito é pedir para que os amigos façam a revisão, é bastante constrangedor.

Então, essa é um dos pontos para se fazer um bom post. Claro que ele não é tudo, e que sempre teremos aqueles errinhos, mas a partir do momento que começamos a escrever direitinho, nossos posts ficam muito mais prazerosos de ler, acredite. ^^



2. Narração e Desenvolvimento.

A narração é o seu meio de expressão em um RPG, é através dela que os outros players vão saber mais sobre seu personagem e sobre o que ele está passando, então é um ponto que precisa ser visto com muito carinho.

Um texto precisa, além de boa gramática, de um conteúdo. Algo que incentive o leitor e não desanime. Uma das melhores formas de melhorar sua narração é ler bastante. Ler ajuda ampliar o vocabulário.

Procure palavras mais exóticas no dicionário para usar em suas descrições, isso pode ser bastante interessante. Também é legal que evitemos os famosos ‘quotes’, que é a cópia de falas de outro personagem. As vezes, quando fazemos isso deixamos a ação muito repetitiva. Eu assumo que geralmente os faço, mas entendo que é melhor trocar esses quotes por narrações. Por exemplo:

“Hugo disse: Oi Rose, tudo bem?”

Daí no post seguinte, Rose escreve no post dela:

“Oi Rose, tudo bem?” e Rose respondeu: “Oi Hugo, eu estou bem e você?”

É algo que ocorre bastante, e às vezes é até mais fácil dos leitores compreenderem, mas uma de minhas dicas é transformar essas falas em narração, assim:

“Hugo disse: Oi Rose, tudo bem?”

Daí Rose escreve no post dela:
“Foi quando vi Hugo se aproximar e me cumprimentar animadamente. Eu, usando e de minha educação, tratei de respondê-lo casualmente, mesmo não gostando muito de seu jeito. – Olá Hugo, eu estou bem, e você?”

Viram a diferença? Pois é... Vale lembrar que os quotes às vezes são precisos, principalmente quando se quer encaixar algumas falas. Esse é apenas uma dica.

Use a criatividade: Descreva o ambiente, o que seu personagem está pensando, como ele está se sentindo, o que está vestindo. Use e abuse de todos os pontos que você puder. Só não vale esquecer-se de ser coerente e de respeitar os outros players: Não dê ações aos personagens que não forem seus, isso não é legal.

Sei que as vezes estamos sem criatividade, ou então tem aquela barreira mental que nos impede de fazer bons posts, mas com um pequeno esforço a gente consegue escrever. As dicas para ter uma boa narração foram dadas acima, e são bem válidas. Outro bom método para ter boas idéias de posts é ler os posts alheios, eu lembro que só consegui desenvolver minha escrita porque lia muitos posts. Mas um a vez, vale ressaltar que estamos dando dicas, não estamos criticando quem não faz posts desenvolvidos.

Obs.: Um post bom não significa um post extremamente longo. Às vezes posts curtos são mais objetivos do que os nossos conhecidos ‘post bíblias’. O tamanho do post vai conforme as ações ocorridas, sendo que uma pequena ação pode desencadear uma descrição mais detalhada, é muito comum.



3. Estética.

Outro ponto muito importante. A Estética são as cores e a formatação do texto. Na minha opinião, o uso de cores muitas vezes desmerece o texto do autor, mas aqui no Expecto Patronum ela é importante, então vamos nos enquadrar.

Evitem um post colorido demais. Ninguém gosta de ler algo que mais parece uma pintura abstrata. Eu dou preferência ao uso de cores neutras (branco e tons de cinza), mas quem quiser um post mais pessoal pode usar outras cores. Uma boa dica é usar tons diferentes de uma mesma cor, assim o texto fica mais harmônio e agradável aos olhos.

O uso de itálicos e negritos não é necessário, mas fica a cargo do poster decidir.

Quanto aos tamanhos e fontes: Não exagerem. Não usem fontes muito pequenas, nem muito grandes. Eu, pessoalmente, acho o padrão do fórum ideal, mas também fica a cargo do poster decidir. Só lembrem-se: SEM exageros.




Voltar ao Topo Ir em baixo
http://expectopatronum.forumeiros.com
 
Dicas Para um Bom Post
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» precido de dicas para matar o tigrex
» Dicas para voar por FMC
» FSX com muito lag [Dicas para melhoria]
» arma para matar kirin
» Dicas para melhorar a iluminação FSX

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Expecto Patronum RPG :: Menu Bruxo :: Regras e Informações-
Ir para: